🚚LIVRE EUROPA PEDIDOS > 150€

ACESSÓRIOS PRINCIPAIS PARA O SEU MOTOCICLETA

🚚LIVRE ITÁLIA PEDIDOS > 50€

A BMW R 1300 GS se torna a boxer esportiva R 1301

La BMW R 1300 GS diventa il boxer sportivo R 1301 - Endurrad

Paolo Migliori |

A BMW R 1300 GS se torna a boxer esportiva R 1301


A nova BMW R 1300 GS acaba de chegar às concessionárias e já podemos ver a primeira versão customizada deste enduro de viagem: a R 1301, criada pela equipe suíça VTR Customs.

VTR-BMW R 1301 – 5-7 quilos mais leve com traseira encurtada

A VTR, concessionária oficial da BMW na cidade de Schmerikon, localizada às margens do Lago Zurique, alcançou fama internacional por suas conversões radicais de motocicletas BMW. No início de 2024, a VTR Customs apresentou seu primeiro projeto baseado na nova BMW R 1300 GS, rebatizada de R 1301.

Um design mais compacto e leve

O R 1301 apresenta traseira encurtada, atualmente em fase de protótipo, que poderia ser produzida em pequenas quantidades se houvesse demanda suficiente. O para-lama dianteiro também foi encurtado e o peso total da moto foi reduzido em cerca de 5 a 7 libras, de acordo com Dani Weidmann da VTR Customs. Embora a economia de peso não seja drástica, a bicicleta está mais perto da marca de 500 libras. Curiosamente, a VTR não removeu o cavalete central, o que poderia ter contribuído ainda mais para a redução de peso.

Acessórios customizados e pneus superesportivos

A R 1301 está equipada com alavancas curtas e um pequeno pára-brisas escurecido, disponível como Acessórios Originais BMW. As rodas de alumínio forjado são opção de fábrica, enquanto os pneus superesportivos M9RR da Metzeler foram escolhidos para garantir excelente aderência, mantendo a roda dianteira de 19 polegadas, que garante a dirigibilidade típica do GS. Além disso, os mini piscas Atto da Kellermann e o característico “X” do farol LED, ainda mais atraentes graças a uma película amarela, completam a estética da moto.

"Attrapovic" e acabamentos esportivos

Quanto ao sistema de escapamento, a VTR optou por um silenciador de aço inoxidável com pintura eletrostática a pó preto, inspirado em Akrapovic, mas com um toque irônico no nome: "Attrapovic". Os coletores são revestidos com fita preta resistente ao calor. O motor boxer de 1.300 cc, com potência de 145 cv e 149 Nm, não necessita de modificações particulares. Por fim, a R 1301 apresenta as cores esportivas BMW M, com tons “M-Grey” fabricados pela Freuler AG, e um assento personalizado por Yves Knobel.

Uma personalização de 40.000 euros

BMW R 1300GS básico, com suspensão desportiva e jantes de alumínio forjado, tem um preço de 25.900 francos suíços (cerca de 27.000 euros). O custo da personalização da R 1301 ascende a 15.000 francos suíços (cerca de 15.750 euros), elevando o preço global da moto para 40.900 francos suíços (cerca de 43.000 euros). No entanto, o custo do R 1301 foi fixado em 37.800 francos suíços (cerca de 40.000 euros), tornando-o uma oferta atractiva. A produção da edição R 1301 não é limitada e os clientes podem solicitar variações de cores ou outras personalizações.

Em fevereiro de 2024, a VTR Customs apresentou a primeira conversão baseada na nova BMW R 1300 GS, oferecendo uma versão mais desportiva, compacta e leve. Com um preço a rondar os 40.000 euros, a R 1301 representa uma moto única, mas com possibilidade de outras variantes customizadas de acordo com as necessidades do cliente.

A BMW R 1300 GS, uma das motocicletas icônicas da marca alemã, está prestes a passar por uma transformação radical.A nova encarnação, a boxer esportiva R 1301, promete trazer inovações tecnológicas que a tornarão ainda mais irresistível para os amantes das duas rodas. Mas o que faz a BMW R 1300 GS se tornar a boxer esportiva R 1301 tão especial? Vamos descobrir em detalhes.


A transição da R 1300 GS para a boxer esportiva R 1301 marca uma revolução em design e desempenho. A nova moto possui um motor atualizado, com cilindrada que otimiza potência e eficiência. Mas não é apenas uma questão de números: o quadro foi revisitado para melhorar a aerodinâmica e a estabilidade, tornando o boxer desportivo ideal para quem procura emoções fortes e segurança na estrada. A BMW também tem trabalhado arduamente para integrar tecnologias de ponta, como novos sistemas de assistência ao condutor e uma interface digital inédita, que promete tornar cada viagem numa experiência única e envolvente.


Além do desempenho, a BMW R 1300 GS que se torna a boxer esportiva R 1301 se destaca por uma estética que mistura elegância e agressividade. Linhas nítidas, materiais de alta qualidade e ergonomia estudada nos mínimos detalhes fazem desta moto uma verdadeira obra-prima sobre rodas. A combinação de estilo e substância é o que faz com que a BMW R 1300 GS se torne a boxer esportiva R 1301, uma escolha vencedora para motociclistas exigentes.


Por fim, a customização é um dos elementos-chave desta nova motocicleta. A BMW projetou uma gama de acessórios e opções para permitir aos usuários adaptar o veículo às suas necessidades específicas. Quer seja um aventureiro inveterado ou um amante do conforto, certamente encontrará as configurações certas para si. A BMW R 1300 GS que se tornou a boxer esportiva R 1301 não é apenas uma motocicleta, mas uma experiência de pilotagem feita sob medida.


Concluindo, a transformação da BMW R 1300 GS na boxer esportiva R 1301 representa uma nova era para a marca. Combinando potência, inovação e estilo, esta motocicleta está pronta para conquistar os corações dos entusiastas do motociclismo em todo o mundo. Resta esperar, subir no selim e aproveitar cada momento nesta máquina extraordinária. A BMW R 1300 GS que se torna a boxer esportiva R 1301 é muito mais do que uma simples atualização: é um salto para o futuro das duas rodas.

Deixe um comentário

Observação: os comentários devem ser aprovados antes da publicação.