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A nova BMW R 1300 GS Adventure: um fracasso de design?

La nuova BMW R 1300 GS Adventure: Un Flop di Design? - Endurrad

Paolo Migliori |

A nova BMW R 1300 GS Adventure: um fracasso de design?

A BMW R 1300 GS Adventure parece destinada a decepcionar com seu design controverso e baixa carga útil, inadequada para um enduro de longa distância.

Um design controverso

A BMW sempre esteve na vanguarda do design, mas nem todas as suas criações foram recebidas com entusiasmo. Modelos como o R 1200 ST, o R 1200 CL e o F 650 CS "Scarver" atraíram reações mistas. Agora, a nova R 1300 GS Adventure parece seguir esse caminho divisivo.

Desempenho e Estratégia de Mercado

No comunicado de imprensa, a BMW apresenta a R 1300 GS Adventure como uma verdadeira “versátil”, capaz de enfrentar qualquer terreno, desde desertos a florestas tropicais e ao Himalaia, com passageiros e bagagem a reboque. Com motor boxer que entrega 149 Nm de torque e 145 cv, já comprovado na R 1300 GS, as expectativas são altas. Porém, os testes em condições extremas foram realizados sem passageiros ou bagagem.

Capacidade de carga limitada

Com peso vazio de 269 kg, o R 1300 GS Aventura ele só pode transportar 216 kg adicionais, incluindo tanque cheio e equipamento. Isso pode levar a situações de sobrecarga, problema também encontrado no modelo anterior, a R 1250 GS Adventure.

Tecnologia Avançada: ASA Automático

Uma importante inovação técnica é o ASA (Automatic Shift Assistant), que elimina a necessidade do uso da alavanca da embreagem, permitindo mudanças de marcha mais suaves que o Quickshifter anterior. Este sistema está disponível como opção.

Suspensão e altura do assento melhoradas

A R 1300 GS Adventure apresenta maior curso da suspensão, com 210 mm na dianteira e 220 mm na traseira. A altura do assento varia entre 870 e 890 mm, mas pode ser reduzida em 30 mm graças ao chassis semi-ativo DSA.

Inovações com Radar

Outra inovação introduzida pela BMW é o radar traseiro com saída de faixa e aviso de colisão, disponível como opção para o GS básico a partir de 2025.

Tanque de 30 litros

O novo depósito de alumínio de 30 litros representa um elemento distintivo que divide opiniões. Apesar do maior volume, oferece sistema de apoio para bolsas e acessórios, aumentando a funcionalidade.

Quatro versões disponíveis

A R 1300 GS Adventure será oferecida em quatro variantes:

  • Básico : a partir de 22.335 euros, com equipamento standard.
  • Troféu : a partir de 23.060 euros, com proteções adicionais e pára-brisas mais curto.
  • Triplo Preto : a partir de 23.120 euros, com bancos conforto e acessórios extras.
  • Opção 719 Karakorum : a partir de 24.460 euros, com pintura especial e componentes de alumínio.

A BMW R 1300 GS Adventure apareceu recentemente no mercado de motocicletas e já suscitou acalorada discussão entre entusiastas e críticos. A principal pergunta que muitos fazem é: a nova BMW R 1300 GS Adventure é realmente um fracasso de design? Vamos analisar os vários aspectos para entender melhor.


Desde o início, a gama GS da BMW tem sido sinónimo de inovação, robustez e desempenho. Mas com a BMW R 1300 GS Adventure, a marca bávara parece ter optado por um design que dividiu opiniões. Alguns criticam as linhas serem muito quadradas e uma estética menos harmoniosa em relação às versões anteriores.Outros, no entanto, apreciam a tentativa de modernizar a aparência, mantendo as características distintivas da série GS.


Um elemento de forte debate diz respeito ao novo tanque, que por um lado oferece maior capacidade, por outro parece visualmente volumoso. Além disso, o inovador display TFT tem uma dupla face: para alguns representa um salto qualitativo em termos tecnológicos e funcionais, mas para outros é excessivamente complexo e pouco intuitivo.


Além do design, a BMW R 1300 GS Adventure não decepciona no quesito desempenho. O motor de 1300 cc oferece potência impressionante e excelente dirigibilidade tanto dentro quanto fora de estrada. Contudo, a questão estética parece influenciar fortemente a opinião geral sobre todo o pacote.


Não podemos ignorar que a percepção do design também é influenciada pelas expectativas pessoais e preferências estéticas dos motociclistas. Portanto, se a nova BMW R 1300 GS Adventure representa um fracasso ou uma revolução depende muito do ponto de vista individual. Concluindo, a BMW R 1300 GS Adventure continua sendo uma motocicleta capaz de oferecer excelente desempenho, mas com um design que continua sendo discutido.

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