R 1300 GS: Conheça os 3 novos modelos BMW que virão
A nova BMW R 1300 GS está à venda desde novembro de 2023, outros modelos R 1300 com o novo motor boxer virão a partir de 2024. A MOTORRAD dá uma olhada na bola de cristal e agora mostra: R 1300 R, R 1300 RS e R 1300 RT.
Originalmente, a letra “R” no nome dos modelos de motocicletas BMW denotava a palavra “roda”, em contraste com os motores de aeronaves produzidos pela empresa. Porém, com o tempo, esta letra se tornou o símbolo dos modelos Boxer. A partir do outono de 2023, a BMW decidiu inovar profundamente a sua gama, apresentando o novo BMW R 1300 GS e acessórios relacionados no final de 2023.
O novo motor Boxer da BMW R 1300 GS
Em 28 de setembro de 2023, exatamente cem anos após o lançamento da primeira BMW, a R 32, a empresa apresentou em Berlim a nova R 1300 GS, uma motocicleta de turismo do tipo enduro. Disponível no mercado a partir de novembro de 2023, a R 1300 GS impressiona com um novo motor boxer de 1.300 cc, capaz de entregar 145 cv (107 kW) a 7.750 rpm e torque máximo de 149 Nm a 6.500 rpm.
Também chegam as R 1300 R, R 1300 RS e R 1300 RT
O novo motor Boxer 1300 não se limitará ao GS, mas também será implementado nos modelos R, RS e RT. Embora ainda não haja fotos de espionagem ou vazamentos sobre esses lançamentos, a MOTORRAD, em colaboração com o designer Kar Lee, especulou sobre a aparência desses novos modelos (veja a galeria de imagens acima).
A nova BMW R 1300RS
Comecemos pelo RS: a BMW revisitou recentemente este modelo, introduzindo mudanças que incluem luzes diurnas em LED, indicadores de direção em LED e novas opções. Entre elas, a possibilidade de substituir o guiador alto por um guiador tubular e optar por um assento monolugar. A versão atual do RS deverá permanecer em produção até o outono de 2024, enquanto a versão atualizada com motor 1300 poderá chegar apenas em 2025.
Novas soluções para o chassi
As evoluções em torno do novo motor 1300 envolvem também inovações estruturais no chassi. A R 1300 GS adota um novo quadro principal de aço com carcaças de chapa metálica e um quadro traseiro de alumínio aparafusado. A R 1300 RS poderia seguir uma abordagem semelhante, com um garfo telescópico invertido no lugar do Telelever, mas mantendo o grande radiador frontal para refrigeração.
Um toque mais esportivo para o RS
Você pode esperar que a BMW torne o RS ainda mais esportivo do que antes. A iluminação frontal poderia ser integrada a uma carenagem mais compacta e que se ajustasse mais ao quadro, sem arestas desnecessárias, conferindo à moto um aspecto mais harmonioso e leve. A parte traseira, mais estreita e inclinada, continua naturalmente a linha do quadro de alumínio, ajudando a reduzir o peso total. Mais potência e menos peso: uma combinação ideal para o novo RS.
Novos sistemas de radar para BMW
Apesar da redução de peso, a tecnologia permanece de ponta. O RS será equipado com uma ampla gama de sistemas de assistência, incluindo radar para monitoramento de ponto cego e controle de cruzeiro adaptativo. Esses dispositivos serão integrados discretamente à estrutura da motocicleta, garantindo segurança e conforto durante a condução.
A nova BMW R 1300 R
A R 1300 R também se beneficiará do novo motor Boxer, com um grande radiador de água substituindo o Telelever dianteiro. O garfo telescópico invertido ainda garante excelente desempenho.O design do R contará com uma traseira de alumínio mais fina e musculosa, enfatizando a potência de seus 145 cv.
Farol LED e silenciador redesenhado
Uma pequena mas significativa mudança diz respeito aos faróis LED, que serão mais compactos e integrados no design do garfo, tornando a moto visualmente mais fina. O silenciador também terá tamanho reduzido, feito de aço inoxidável com soldas quase invisíveis, mantendo a funcionalidade para uso diário e viagens.
A nova BMW R 1300 RT
A R 1300 RT será o modelo top para turismo, equipada com o novo motor Boxer e estrutura de chassi reforçada para suportar cargas elevadas. Mantendo a estabilidade como prioridade, o RT oferecerá proteção superior contra o vento e as intempéries, graças a um design aerodinâmico aprimorado.
Consumo de combustível e equipamentos tecnológicos
O novo design aerodinâmico da R 1300 RT reduzirá o consumo de combustível, aumentando a autonomia para cerca de 600 quilómetros com um depósito de 25 litros. O RT também contará com sistema de iluminação avançado, bancos aquecidos, para-brisa ajustável eletricamente e sistema de áudio abrangente, com solução de conectividade para dispositivos Android e Apple.
Disponibilidade de novos modelos
A BMW planeia lançar as R 1300 R, RS e RT em 2024, com possibilidade de as ver no mercado apenas em 2025. Contudo, a espera será justificada pelas melhorias prometidas pelo novo motor Boxer e pelas inovações estruturais que irão reduzir o peso total das motos.
A R 1300 GS já causou sensação no mundo das motocicletas, mas a BMW não para por aí. Com a promessa de inovações constantes e o compromisso com a excelência, a empresa bávara já anunciou que mais três modelos seguirão a R 1300 GS. Estes novos modelos carregarão a marca da qualidade e do elevado desempenho a que a BMW se habituou, mas com algumas surpresas inovadoras que farão de cada viagem uma experiência única.
O primeiro dos três novos modelos esperados da BMW representará uma revolução para os entusiastas do off-road. Construída para dominar pistas difíceis, mas também para garantir uma condução suave em estradas de asfalto, ela terá muitos recursos do design comprovado da R 1300 GS, incluindo a confiabilidade e a potência do motor boxer, que tornou esta série uma lenda. No entanto, integrará novas tecnologias de suspensão e gestão eletrónica, concebidas para aumentar a segurança e a facilidade de utilização.
Um segundo modelo centrar-se-á, em vez disso, na mobilidade urbana. Embora a R 1300 GS seja projetada como uma máquina de turismo versátil, este novo modelo terá uma aparência mais compacta e um manuseio mais fácil, ideal para o trânsito urbano. Irá desfrutar das mesmas linhas elegantes típicas do design BMW, mas com especial foco na manobrabilidade e praticidade, tornando-o perfeito para o deslocamento diário.
Por fim, a BMW também está planejando um modelo esportivo que fará as delícias dos amantes da velocidade e do desempenho puro. Este modelo será equipado com um motor ainda mais potente que o da R 1300 GS, mas com uma estrutura mais leve e aerodinâmica, otimizada para a pista. As linhas de design serão agressivas e futuristas, prontas para chamar a atenção não só pelo seu desempenho, mas também pela sua aparência distinta.
No geral, estes novos modelos não só expandirão a já impressionante linha da BMW, mas também oferecerão aos entusiastas de motocicletas opções cada vez mais dedicadas e especializadas.Quer seja um aventureiro, um viajante urbano ou um aspirante a campeão de velocidade, estas novas bicicletas serão sem dúvida uma óptima opção a considerar. Com essas adições, a BMW não apenas mantém, mas também eleva ainda mais o nível de excelência em motocicletas, demonstrando mais uma vez porque é líder do setor.