🚚LIVRE EUROPA PEDIDOS > 150€

ACESSÓRIOS PRINCIPAIS PARA O SEU MOTOCICLETA

🚚LIVRE ITÁLIA PEDIDOS > 50€

GS: A História do Maxi Enduro

GS: La Storia della Maxi Enduro Endurrad

Peppe Z |

GS: A História do Maxi Enduro

A BMW GS redefiniu o conceito de moto de aventura desde que foi lançada em 1980. Com o seu design revolucionário e imensas capacidades técnicas, a GS tornou-se um ícone no mundo das motos de enduro. Mas qual é a história por trás dessa lenda das duas rodas?

Tudo começou com o R80 G/S, o primeiro modelo da série, onde 'G' significava Gelände (off-road) e 'S' significava Straße (estrada). Este modelo combinou o melhor dos dois mundos, oferecendo uma motocicleta versátil capaz de enfrentar não apenas estradas pavimentadas, mas também os terrenos mais acidentados. A R80 G/S destacou-se pela sua facilidade de manobra, fiabilidade e robustez, e estabeleceu novos padrões para motos com design de enduro.

Na década de 1990, a BMW lançou o R1100GS, seguido pelo R1150GS, que incorporava tecnologia de ponta da época, incluindo ABS e motor boxer de quatro válvulas por cilindro. Estas inovações marcaram um ponto de viragem para a gama GS, tornando as motos não só mais potentes, mas também mais seguras e fiáveis. A combinação de conforto e desempenho fez com que a popularidade do GS crescesse exponencialmente.

Com o novo milénio veio o R1200GS e depois o R1250GS. Esses modelos foram equipados com motores maiores, suspensões melhoradas e eletrônica avançada que incluía sistemas de assistência ao motorista, como controle de tração e mapas de motor personalizáveis. Lá R1250GS , em particular, introduziu o sistema ShiftCam, que otimiza a potência e a eficiência do motor regulando o sincronismo das válvulas.

Hoje, o BMW GS continua a ser uma referência no segmento maxi enduro. A versatilidade, a inovação tecnológica e a reputação histórica do GS atraem aventureiros e motociclistas de todos os tipos, desde entusiastas do off-road até aqueles que amam viagens de longa distância. Eventos como ralis e corridas de resistência continuam a consolidar o papel dominante da GS no cenário das motos de aventura.

Concluindo, a GS não é apenas uma motocicleta, mas uma lenda viva que representa a quintessência da liberdade e da aventura sobre duas rodas. Quer seja um veterano da estrada ou um novo entusiasta, descobrir a história do GS significa compreender porque é que ele continua a ser a escolha preferida para quem procura um desempenho intransigente e o desejo de explorar o mundo.

 

 

Este é um  visão geral da história e do desenvolvimento da série de motocicletas "GS" da BMW, com foco nas versões off-road e touring. Aqui está um resumo das principais fases e modelos mencionados no texto:

  1. Origens na década de 1970:

    • O design da série “GS” começou no final da década de 1970 com o envolvimento da BMW em competições off-road, como o “Six-Days”.
    • A tradição da BMW em atividades esportivas off-road remonta à década de 1930.
  2. Sucessos e desenvolvimento esportivo:

    • A vitória no Campeonato Alemão Off-Road em 1979 deu o impulso para o desenvolvimento de uma versão de série homologável baseada na experiência de competição.
    • A R 80 G/S, lançada em 1980, foi a primeira grande enduro de dois cilindros, introduzindo um novo setor de grandes enduros de turismo.
  3. Popularidade e viajantes globais:

    • A R 80 G/S rapidamente se torna popular entre os viajantes globais graças às suas reservas de potência, conforto em longas distâncias e capacidades off-road.
    • Participação em eventos como Paris-Dakar e ralis africanos com notáveis ​​sucessos.
  4. Expansão de alcance:

    • Em 1988, foi lançada a R 100 GS, o enduro com maior cilindrada do mercado mundial na época, alcançando enorme sucesso comercial.
    • Os modelos subsequentes, como a R 1150 GS e a R 1200 GS, continuam a dominar as tabelas de vendas em muitos países.
  5. Inovações e sucessos comerciais:

    • Em 1994, os modelos GS com motor de quatro válvulas por cilindro tornaram-se um grande sucesso comercial.
    • Em 2004, foi lançada a R 1200 GS, seguida pela HP2 Enduro em 2005, representando um regresso ao passado com especial enfoque na condução todo-o-terreno.
  6. Nova era e especialização:

    • Em 2005, a R 1200 GS alcançou a liderança no segmento acima de 750 cc e ficou em quinto lugar no ranking de vendas italiano.
    • Em 2006, o HP2 Enduro representa um avanço desportivo com uma abordagem especializada ao design e à engenharia.

A história mostra como a série GS da BMW  evoluiu ao longo do tempo, tornando-se uma das gamas mais populares e reconhecidas de motocicletas de turismo e off-road.

Deixe um comentário

Observação: os comentários devem ser aprovados antes da publicação.